quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Mais um dia...

Hoje não deu tempo para fotos, mas o dia foi bastante movimentado! Fui com a Márcia e a Natália no abrigo de Venda Nova. Elas levaram brinquedos e eu levei frutas para as crianças. Algumas famílias já estão voltando para casa, conforme a Defesa Civil vai vistoriando e liberando. Depois fui levar mais coisas no centro de arrecadação de Sebastiana. Lá não tem abrigados, mas eles distribuem para pessoas que estão por perto. São pessoas que perderam tudo. Todas as doações e distribuições estão sendo cadastradas. O pessoal de Sebastiana fez a maior festa quando me viu! E todos me chamam para tomar um café na casa deles quando estiverem bem instalados novamente.
A escola técnica de Venda Nova tem 800 alunos, e a diretora pediu ao estado para enviarem uma psicóloga para acompanhar o reinício das aulas. Ela está bastante preocupada com a questão emocional quando os alunos retornarem e tiverem que encarar ausências de outros alunos, funcionários e uma professora. Acredita-se que a distribuição de cestas básicas terá que durar pelo menos 6 meses, que é quanto tempo deve levar para as lavouras voltarem a produzir (a ponto de venda). Todos sentimos a falta de hortaliças nas prateleiras dos supermercados.
Ainda não me conformo com o número "oficial" de mortos e desaparecidos. Todos perderam alguém, ou conhecem alguém que perdeu vários membros da família. Não entendo o real motivo para não revelarem o número certo. No 16o dia pós tragédia, o número de mortos continua a aumentar: 838 mortos e 538 desaparecidos em toda a região serrana. E eu acho que tem MUITO mais. No 16o dia após a tragédia, muitas regiões continuam sem luz e sem água potável. No 16o dia após a tragédia, ainda se vê muita solidariedade. A vida vai retomando um certo ar de normalidade ou de conformismo.
Terminei o dia indo a Itaipava buscar os dois cachorros do CT do Vale do Cuiabá no abrigo. Amanhã eles serão castrados, e eu os levarei para o meu sítio em Ponte Nova, onde eles voltarão a ficar no campo tomando conta dos cavalos, como eles faziam antes. Me emocionei muito com a recepção que eles me deram. Me emocionei muito ao passar na estrada sobre o Vale do Cuiabá. Dessa vez não fui forte o suficiente e chorei.

5 comentários:

  1. Inha,
    Mal posso esperar para chegar ai no sábado! MInha sala está cheia de brinquedos, e amigos ainda estão me ligando para combinar de entregar antes de sexta feira. Já posso ver no rosto do Mateus, Carlos Miguel, Aline e tantos outros que conheci a alegria de ver um brinquedo!
    Chore mesmo... Faz bem as vezes!
    te amo muito!
    Titi

    ResponderExcluir
  2. vou com vc para tirar fotos felizes! Estamos todos precisando!

    ResponderExcluir
  3. Meninas,
    a Fernanda me ligou e estamos combinando de eu ir no sábado até ai. Vou ensinar a fazer puf, cama e outras coisas de garrafa pet...... Levarei os brinquedos que conseguir.
    bjks
    Tia Raquel

    ResponderExcluir
  4. ai Paulinha ...tua ultima frase me fez chorar ...bj
    Mary

    ResponderExcluir
  5. Oi Paulinha, mesmo daqui de tao longe continuo acompanhando o máximo que consigo…. mas realmente é difícil nao se emocionar…quando eu estiver de volta quero continuar a ajudar seja da maneira que for. Só quem ajuda sabe como isso faz bem!!!E como nas fotos dos animais resgatados, basta um olhar para dizer tudo!!!!Alis , um olhar muitas vezes vale mais do mil palavras….Espero que as roupinhas de crianças tenham ajudado bastante…Um bj e seja forte amiga. Nina

    ResponderExcluir