segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Escolas

Essa semana fiz uma pequena peregrinação por algumas escolas do segundo distrito de Teresópolis (pela Rio-Bahia) procurando uma vaga no quarto ano para a filha do Luciano, que trabalha comigo. A escola de Ponte Nova, que tem até o quinto ano, está fechada. A diretora estava de galochas tirando a lama e aguardando a vistoria da Defesa Civil. A escola não parece estar em perigo, e mesmo que reabra, onde estão os alunos???? Não houve perda por morte dos alunos, mas a imensa maioria perdeu suas casas, e está em casas de parentes ou abrigos distantes. A escola não tem previsão para reabrir. Outras escolas ainda estão abrigando gente ou servindo como centro de abastecimento, suprindo a população que mora perto, que vai buscar alimentos, material de limpeza, roupas e até material de construção.
Andando pela roça, vi muitas escolas bem cuidadas e com boa estrutura. Em Providência vi um "crime" - uma escola com estrutura até o nono ano, quadra, refeitório, biblioteca, sala de informática, tudo novíssimo, FECHADA!!!!!! Não funciona devido a uma briga da Prefeitura com a Concessionária Rio Teresópolis. A escola em questão fica muito perto da estrada e a Prefeitura quer que um retorno ou uma passarela sejam construídos. A escola de Venda Nova já foi desocupada e recomeça as aulas. É uma escola técnica agrícola, e tem 800 alunos matriculados. Os desabrigados que não puderam voltar para casa, foram transferidos para a Casa da Garotada, que é um orfanato, também em Venda Nova.
Mas o pior foi ouvir que a creche de Campo Grande, apesar de não ter sido destruída, não vai reabrir por falta de alunos. Nesse caso, falta por morte. A maioria das crianças morreu. Ai, ainda não me acostumei com essas histórias todas. Essa foto do INPE mostra uma área soterrada, antes e depois da catástrofe. E o número "oficial" de mortos e desaparecidos continua muito menor do que o real. Por que?????? Por que??????
As doações e contribuições continuam chegando a toda hora. Muito obrigada a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário